• Gov RJ

Text Size

05/04/18 - Inovação e vantagem competitiva: fazer mais com menos

A AgeRio sediou uma palestra sobre inovação e competitividade nas empresas, ministrada por Sergio Dias, consultor do Sebrae, que apresentou temas como vantagem competitiva, entrega de valor, diferenças entre criatividade, invenção e inovação, entre outros, a fim de contribuir com o desempenho da Agência.

O consultor iniciou sua fala lembrando que é importante se diferenciar no mercado para ser a primeira opção dos clientes. Para tanto, é necessário entregar valor e alcançar uma vantagem competitiva. Sergio Dias reforçou ainda que as empresas precisam sempre inovar, pois, além de fomentar um ambiente desafiador, as inovações geram bons resultados financeiros.

Segundo o palestrante, inovação é fazer mais com menos, é agregar valor utilizando poucos recursos, e não somente criar algo novo ou modificar um padrão. Inovar também envolve aperfeiçoar ou incrementar um produto, processo ou serviço.

– Inovar é ter a capacidade de agregar mais valor, economizando os recursos, e fazer um processo contínuo que deve ser sempre gerenciado – afirmou Sergio Dias.

Outro ponto de destaque na palestra foi a diferença entre criatividade, invenção e inovação: o primeiro conceito diz respeito à habilidade de criar novas ideias; o segundo equivale a pôr a ideia em prática; e o terceiro significa vender a ideia, deixando-a ser consumida, com o objetivo de trazer algum retorno.

Responsável pela iniciativa de trazer a palestra para a AgeRio, o analista Brunno Eudes comenta que o convite ao Sebrae foi feito pois esta instituição lida diretamente com as pequenas empresas do estado, focando em desenvolver ações de inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional.

– Compreender uma inovação do cliente significa entender qual é a sua vantagem competitiva, ou seja, o conjunto de características que o diferencia de seus concorrentes. Neste sentido, a capacitação/atualização dos analistas da área de negócios é fundamental para oferecer a solução financeira mais adequada – avaliou o analista.