• Gov RJ

Text Size

25/08/17 - AgeRio valoriza o aleitamento materno

A AgeRio agora disponibiliza uma sala de aleitamento para as mães que estão em fase de amamentação, com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa sobre a instalação de um ambiente de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas, lembrando que uma grande quantidade de mulheres atualmente é chefe de sua família e precisa realizar a manutenção de seu aleitamento, já que trabalha fora de casa.

A gerente da Gerência Executiva de Contencioso, Mônica Sirieiro (foto), está em fase de amamentação e elogia a proposta:

- As mulheres são metade da força de trabalho no país. Considerando essa realidade, a criação de um espaço acolhedor para receber a mãe que retorna da licença maternidade é essencial para sua inclusão e reinserção no ambiente de trabalho empresarial. A sala de apoio à amamentação, que oferece segurança e privacidade para a mãe ordenhar e manipular o leite, propiciando a amamentação continuada, é uma ação social que beneficia a todos: mães, bebês, empresa e toda a sociedade. Parabéns para a AgeRio pela iniciativa e pela consciência social.

No novo ambiente, as mães podem coletar e armazenar o leite durante o horário de trabalho para, ao final do expediente, levá-lo aos seus filhos. Por isso, a privacidade é assegurada no local, que também contém cadeiras, ponto elétrico e frigobar para armazenar o leite.

Mônica Sirieiro ainda lembra da existência do programa federal Mulher Trabalhadora que Amamenta, do Ministério da Saúde, reforçando que o apoio à amamentação é uma questão de ordem pública e contribui para a prevenção de doenças tanto para a mãe quanto para o bebê.

A orientação do Ministério da Saúde é que o bebê tenha amamentação exclusiva até os seis primeiros meses. Quando a mãe retorna ao ambiente de trabalho, ela e o bebê precisam se ajustar à nova realidade. Porém, o bebê ainda necessita do leite como alimento principal até se acostumar com a alimentação sólida. Por isso, as mães ainda precisam continuar a amamentação de alguma forma e, segundo o programa, existem estudos que apontam que as mães que continuam amamentando se ausentam menos do trabalho para tratar da saúde dos filhos, já que o leite materno é fonte de anticorpos e rico em nutrientes, proporcionando mais imunidade ao bebê.

Conheça nossos produtos