AgeRio libera R$ 1 milhão em recursos para o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado em 2021

A AgeRio alcançou R$ 1 milhão em recursos liberados em operações de crédito do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado em 2021. Ao todo, 214 empreendedores receberam o apoio da Agência em um momento delicado de crise financeira. Cabe ressaltar que 66% deste valor foram liberados a partir da segunda quinzena de março, após o início da atuação dos correspondentes credenciados da Agência na operacionalização do Programa, ampliando a capilaridade e o alcance da Agência em todo o Estado.

Para o presidente da AgeRio, André Vila Verde, o resultado é relevante não só no atual momento de crise, como também demonstra o apoio aos empreendedores que têm dificuldades para conseguir crédito em condições atrativas no mercado:

– A nossa gestão tem seguido as orientações do governador em exercício, Claudio Castro, de estimular o desenvolvimento dos municípios. A Agência tem treinado agentes por meio de convênios com as prefeituras fluminenses para suprir a falta de capilaridade, o que é mais uma ação alinhada com o governo estadual. De janeiro até o momento saltamos de 50 para 400 operações por mês para os empreendedores. Nossa meta é replicar nos 92 municípios e a parceria com o Interior do Estado tem sido importante para fomentar a economia local.

O empreendedor João Paulo dos Santos recebeu apoio da AgeRio neste ano. Proprietário de uma mercearia em Petrópolis, na Região Serrana do Estado, ele contou que o crédito veio em um momento difícil:

– O recurso está sendo muito bem utilizado na minha mercearia. O apoio abriu mais uma porta para o meu estabelecimento ampliando o meu capital de giro. Hoje eu tenho no mercado produtos que não possuía anteriormente. Esse crédito foi primordial para a melhoria do meu estabelecimento.

Já o presidente do Conselho de Administração da Agência, Vinicius Sarciá, frisou que a AgeRio tem papel fundamental no processo de retomada da economia fluminense. Segundo ele, as reuniões que têm sido promovidas com as prefeituras e com representantes das principais atividades dos municípios são importantes para aumentar a atuação da agência:

– O acesso ao crédito para os pequenos negócios é um dos principais focos de trabalho. A parceria com os municípios e a participação dos correspondentes foram relevantes para alcançar o primeiro milhão já em abril.

A gente apoia. O Rio cresce!

Saiba mais sobre a AgeRio