AgeRio participa do Fórum do Desenvolvimento da ABDE

O presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio), André Vila Verde, participou nesta terça-feira, 27/04, do Fórum do Desenvolvimento, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento acontece até a próxima sexta-feira, 30/04, de forma virtual. O fórum discute as transições climáticas, econômicas e sociais que ocorrem nos países e que vão impactar a agenda de futuro.

Durante o painel “Desafios para o desenvolvimento global: agendas de futuro”, André Vila Verde comentou as exposições do coordenador do relatório “Visão 2030” da Embrapa, Édson Luis Bolfe; do CEO da SOSA, Uzi Scheffer; do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle; do representante no Brasil da IFC, Carlos Pinto e do diretor da Finep, André Godoy. O presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza, também discorreu sobre as apresentações. O painel debateu a integração e cooperação entre instituições para fomentar o desenvolvimento e a influência das transformações digitais do sistema financeiro nas instituições financeiras de desenvolvimento.

André Vila Verde iniciou o comentário destacando a experiência positiva que a AgeRio teve no passado com o BID como fundo garantidor, principalmente na área de energia solar fotovoltaica e que a Agência vai tentar retomar o convênio. O presidente da AgeRio também destacou que um dos principais focos no momento é a implementação do Programa Supera Rio, um auxílio emergencial para as micro e pequenas empresas a juro zero no Estado do Rio. Em relação ao tema do painel, André Vila Verde reforçou que há um olhar em prol da transformação sustentável do estado e que o apoio ao ambiente de inovação é importante no momento de pandemia.

O presidente da AgeRio também ressaltou as cooperações efetuadas pela Agência:

– Desde 2013 temos uma parceria com a Finep e a AgeRio atua como ente repassador, desde então conseguimos gerar ótimas oportunidades para o empresariado fluminense. Recentemente fizemos parceria com a Faperj –  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio – no apoio ao desenvolvimento à micro e pequenas empresas. Conseguimos celebrar 10 contratos com valores superiores a R$ 6 milhões. Estamos negociando o lançamento de um novo edital, pois o nosso objetivo é melhorar o ambiente de inovação a startups que atuam no Estado do Rio de Janeiro.

André Vila Verde finalizou a fala comentando um dos pilares estratégicos da nova gestão, de fortalecer o Interior do Estado:

– Estamos treinando agentes por meio de convênios com as prefeituras fluminenses para suprir a falta de capilaridade. De janeiro até o momento saltamos de 50 para 400 operações por mês para os micro e pequenos empresários. Nossa meta é replicar nos 92 municípios.

O Fórum do Desenvolvimento da ABDE, promovido nesta semana, tem a participação de integrantes dos governos federal e estadual e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI). Programa completa em www.forumdodesenvolvimento.com.br

Com informações da AgeRio e ABDE

A gente apoia. O Rio cresce!

Saiba mais sobre a AgeRio

Pin It on Pinterest