Mude
Caso de sucesso da AgeRio, a Mude nasceu com o objetivo de ofertar a prática de atividades físicas de maneira gratuita em diversas cidades do Brasil, atuando inicialmente no Rio de Janeiro. A ideia surgiu…
O investimento em necessidades básicas da população é essencial para o bom funcionamento da cidade e para obter satisfação com a gestão pública entre os cidadãos, promovendo melhoria nas condições de saúde e da qualidade de vida. Através desta linha de crédito, o município pode investir em:
Até R$ 20 milhões
Condições de Financiamento
Prazo até
288Carência até
48Taxa anual
9% + TRVeja nossos financiados e como a AgeRio influenciou em seus projetos.
Caso de sucesso da AgeRio, a Mude nasceu com o objetivo de ofertar a prática de atividades físicas de maneira gratuita em diversas cidades do Brasil, atuando inicialmente no Rio de Janeiro. A ideia surgiu…
Rio de Janeiro
A empresa Okulos, um caso de sucesso recente da AgeRio, nasceu há 4 anos, sendo liderada pelo empresário Marcio Zukin, com o objetivo de inovar no segmento de produtos óticos. Para isso, Marcio contou com…
Saquarema
Você teria coragem de juntar toda a família para abrir um negócio? A ex-gerente de Recursos Humanos, Maria Lúcia Mainart, e suas filhas, Rafaela Arlotta e Juliana Mainart, além do pai, Antônio Arlotta, e dos…
Rio de Janeiro
Em diversas ocasiões a empreendedora Severina de Farias Sousa desviou o próprio caminho para recolher algum tipo de material reciclável na rua, como garrafas de vidro, artefatos de madeira, pedra e potes plásticos. Ela levava…
Chapéu Mangueira, Rio de Janeiro
Cozinheira de 77 anos e moradora da comunidade Chapéu Mangueira, Mariana de Paiva Sousa fundou uma pensão após tomar a iniciativa de trabalhar por conta própria. Dessa forma, Dona Mariana começou a realizar venda de…
Complexo do Alemão, Rio de Janeiro
As melhores ideias surgem em momentos inusitados. Assim, o empreendedor Marcelo Ramos teve a ideia de abrir um bistrô de cervejas artesanais no Complexo do Alemão enquanto fazia um serviço de reparo em um bar,…
Resende, Rio de Janeiro
Buscando melhorias em infraestrutura e mobilidade, o município de Resende fechou parceria com a AgeRio. Com investimento em 16 bairros, beneficiando 90% da população, o financiamento foi destinado para pavimentação, alargamento de vias, construção de…
Pinheiral, Rio de Janeiro
A nova prefeitura de Pinheiral foi construída a partir de um financiamento concedido pela AgeRio para o setor público. O espaço foi feito a fim de centralizar diversos órgãos da Administração Pública local, sendo capaz…
Petrópolis, Rio de Janeiro
Situada na Região Serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis buscou a AgeRio para conseguir crédito para adquirir novas máquinas pesadas e equipamentos de limpeza e conservação de ruas por meio da linha de financiamento PRÓ-VER,…
Confira as principais dúvidas sobre o crédito para prefeituras
A AgeRio não credencia e não indica consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações com esta Agência, nas operações com o Setor Público
De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana os municípios que não tiverem o Plano ficarão impedidos de obter recursos federais para contratação de novas operações.
Sim, o financiamento de Planos de Mobilidade Urbana estará disponível para os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes. Estes planos deverão observar os princípios, os objetivos, as diretrizes e os conteúdos mínimos estabelecidos na Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Taxa de juros: 9% ao ano;
Contrapartida mínima: 5% do valor do investimento;
Prazo de amortização: até 20 anos;
Prazo de carência: até 48 meses contados a partir da assinatura do contrato.
Os critérios são definidos em normativos publicados pelo Ministério das Cidades, sendo que os municípios deverão observar as ações financiáveis, a localização da intervenção na área urbana do município e a documentação mínima a ser entregue.
O município deverá preencher a carta-consulta do programa e apresentar ao Ministério das Cidades a relação de documentos definida em normativo específico, editado pelo Ministério das Cidades, à época da apresentação da proposta.
O programa de seleção será contínuo. Desta forma, não haverá data limite para o envio das propostas.
O programa está dividido em 2 grupos, conforme o porte populacional do município. Podem participar do programa, no Grupo 2, todos os municípios com população superior a 250 mil habitantes.
Poderá ser enviado e-mail para selesan@cidades.gov.br.
Cada proponente deverá fazer inicialmente seu cadastramento no Sistema de Cadastramento de Carta-consulta, denominado “SELESAN”, disponível no endereço eletrônico www.cidades.gov.br.
Sim. Nesse caso, podem ser cadastradas, por município, até 5 cartas-consulta de estudos e projetos, cada uma para uma ação:
Estudos e Projetos de Abastecimento de Água;
Estudos e Projetos de Esgotamento Sanitário;
Estudos e Projetos de Manejo de Resíduos Sólidos;
Estudos e Projetos de Manejo de Águas Pluviais;
Estudos e Projetos de Redução e Controle de Perdas.
Para cada município poderá ser cadastrada somente uma proposta, para cada modalidade, exceto quando se tratar de Estudos e Projetos.