Billy The Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar

Conheça a história das marcas Billy the Grill, Vizinhando e Naa! Sushi Bar, integrantes do Grupo Alento, e clientes de sucesso da AgeRio. Esta parceria vem sendo construída através de um relacionamento baseado em confiança e colaboração, e já rendeu dez contratos de financiamento.

O início da trajetória empreendedora

O Billy The Grill, restaurante especializado em carnes servidas na pedra, foi fundado pelo sócio-diretor Luiz Felipe Costa e seu irmão, Luiz Sérgio Costa, há cerca de dez anos. Naquela época, os irmãos sempre tiveram o desejo de empreender e ter seu próprio negócio, porém faltava capital para investir. Então, após começarem as suas vidas profissionais e sem experiência com varejo, enxergaram no mercado da alimentação uma oportunidade.

Em 2009, para dar início à sua trajetória empreendedora, os irmãos escolheram uma franquia paulista de sanduíches para instalar em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Sem capital, mas com muita força de vontade, pediram ao pai para ser o apoio financeiro de que precisavam. No entanto, além da distância de 40 quilômetros entre a casa da família, no Méier, e o negócio, ele não fluiu da maneira esperada pela falta de experiência e de suporte da franqueadora, o que acabou gerando dívidas e colocando o empreendimento em risco.

Como o resultado da empresa vinha sendo negativo, prometeram que se não houvesse melhora em quatro meses, eles desistiriam da franquia. Com a intenção de reerguer o empreendimento, tiveram a ideia de lançar novos produtos, como petiscos feitos na pedra e pratos executivos, mesmo não sendo ideal por se tratar de uma franquia.

“Em uma franquia, devemos manter um padrão. Mas como a franqueadora não se importava, fomos mudando algumas coisas”, contou Luiz Felipe.*

O sócio-diretor Luiz Felipe Costa continuou investindo no empreendimento, mas decidiu se profissionalizar para realizar ainda mais melhorias no negócio. Assim, fez cursos, como o de auxiliar de cozinha e planejamento financeiro. Após o término das aulas, Luiz Felipe decidiu buscar novas pessoas para comporem a sua empresa, quando encontrou três profissionais capacitados, que se tornaram responsáveis pela reestruturação da franquia. O auxílio fez com que aumentasse a margem de venda dos seus produtos e mudasse a percepção dos clientes quanto à marca, mas isto ainda não foi suficiente para dar fim às dívidas obtidas no início da jornada. Assim, em novembro de 2010, os irmãos decidiram fechar a franquia e lançar uma marca própria, o Billy The Grill, tirando o foco dos sanduíches e voltando para os petiscos na pedra.

Começo de uma nova jornada

A ideia de criar o empreendimento veio de Luiz Sérgio, que desejava montar um restaurante temático, estilo Outback, voltado para carnes. Após analisarem a ideia e formularem o que queriam, decidiram realizar uma pesquisa de mercado, criaram alguns nomes, que não foram para frente, até que chegaram ao que conhecemos hoje como Billy The Grill, que tem como objetivo principal ser um restaurante que vende comida caseira fora de casa.

A mudança foi bem-sucedida e, por isso, no mesmo ano, eles abriram uma nova loja em São Gonçalo e, em 2011, outra no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca. A chegada à cidade do Rio de Janeiro fez com que o projeto tomasse um novo rumo, se dedicando principalmente aos pratos executivos, um mercado diferente de São Gonçalo.

O negócio estava caminhando quando Luiz Felipe sugeriu que Luiz Sérgio deixasse a faculdade de engenharia mecânica e começasse a estudar gastronomia, para tornar a marca ainda mais profissional. Enquanto isso, ele fez um curso de gestão de franquias para administrar ainda melhor o seu empreendimento. Além disso, também estreitou relações com a ABF, a Associação Brasileira de Franchising, como uma forma de obter apoio, principalmente networking.

Voltando às raízes

Após a solidificação do Billy The Grill no mercado, os irmãos decidiram lançar uma nova marca, agora como uma forma de ficarem mais próximos do local onde cresceram e moraram: o Méier. E assim surgiu o Vizinhando, em 2014. Inicialmente, o negócio vendia espetinhos, cerveja e chopp. Hoje em dia, é um boteco que oferece “comida raiz”, como costela.

A ideia de montar o Vizinhando surgiu durante viagem de Luiz Felipe (na foto, o que está no meio) ao carnaval para Porto de Galinhas. O empreendedor enxergou uma oportunidade enquanto passeava na rua, quando viu um espetinho bastante movimentado e teve a ideia de criar seu próprio negócio voltado para esse ramo. A marca começou com uma loja pequena, mas logo se tornou um sucesso! A demanda dos clientes só aumentava e eles começaram a pedir por novos produtos. O resultado foi tão positivo que decidiram inaugurar uma nova loja também no Méier, bem maior do que a primeira.

Reconhecimento de um bom trabalho

Em 2019, o restaurante Billy The Grill venceu o Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2019, na categoria Alimentação, pela quarta vez. A premiação é realizada anualmente pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. As franquias concorrentes são avaliadas em três quesitos: qualidade da rede (valor da marca, investimento em marketing e a inovação), desempenho (performance financeira) e a satisfação do franqueado (a avaliação do dono da unidade em relação aos serviços prestados pelo franqueador). As empresas vencedoras farão parte do Guia de Franquias 2019/2020, referência no setor há 16 anos. Além desse, a empresa também já conquistou por cinco vezes o prêmio Excelência em Franchising, da ABF, e está no Top 25 do franchising brasileiro. A marca Vizinhando também recebeu dois prêmios de Excelência em Franchising, da ABF.

Além das duas marcas, os irmãos ainda têm o Naa! Sushi Bar, um restaurante japonês fundado em 2016. Atualmente, o franqueador, chamado Grupo Alento, possui 60 lojas, divididas entre as três empresas, todas com foco no Rio de Janeiro, porém há lojas em São Paulo, no Shopping Pátio Paulista, e duas na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. No total, a rede oferece 1.059 empregos diretos. Tratando apenas do Billy The Grill, hoje a marca possui mais de 40 lojas e atende mais de dois milhões de clientes por ano, vendendo mais de 300 mil pratos no período.

Billy e AgeRio

Os irmãos conheceram a AgeRio durante uma edição da Expo Franchising, onde tiveram a possibilidade de conversar com um dos nossos analistas, Osmar Santos, e tentar um financiamento junto à Agência. Desde então, de 2017 até o momento, já foram realizadas dez operações, envolvendo as três marcas.

“Foi um desafio muito grande porque nós somos sócios de algumas lojas e precisava da análise de todas as lojas. A gente parou e retomou depois de um ano e pouco”, afirmou o empreendedor, ao explicar que sua solicitação de crédito não foi concretizada de imediato, mas que posteriormente foi abordado pelo próprio analista que conheceu na feira de franquias.

“A taxa sendo como é, super boa, e tendo uma entrega com menos de 30 dias, é bastante bom. A gente consegue sempre direcionar e também pela parceria, o convívio, o relacionamento. Acho que o relacionamento é super importante”, completou.

Futuro do negócio

Atualmente morando em Portugal, Luiz Felipe contou ainda que tenta se aproximar ao máximo dos colaboradores do seu negócio, mesmo morando em Portugal com a mulher e o filho. Ele acredita que um bom relacionamento é essencial para o bom funcionamento da empresa.

“A gente tem uma rotina muito intensa. E esse é um dos grandes valores que uma franqueadora pode dar para a sua rede: a função de catalisar as informações e conseguir disseminar e fazer com que todos aprendam com todos. É muito difícil, tem que conseguir fazer com que o time heterogêneo pense homogêneo, pense pelo mesmo objetivo. Esse sentimento de grupo, de família, a gente sempre tenta trabalhar na cultura da empresa para ter uma vida melhor e ficar feliz com o que está fazendo”, disse Luiz.

Os planos para o futuro da empresa são muitos. O sócio-diretor revela que em 2020, ano em que a empresa completa dez anos, a ideia é chegar a 50 operações e abrir mais dez unidades do Billy The Grill, tendo como foco os mercados de São Paulo, Espírito Santo e as capitais do Nordeste. Até o momento, já estão previstas duas novas unidades: uma dentro da PUC-Rio, na Gávea, e outra no Shopping Taquara Plaza, na Taquara, com previsão de abertura em 2021.

 

*Em entrevista à revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

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