Okulos

Rio de Janeiro

A empresa Okulos, um caso de sucesso recente da AgeRio, nasceu há 4 anos, sendo liderada pelo empresário Marcio Zukin, com o objetivo de inovar no segmento de produtos óticos. Para isso, Marcio contou com a ajuda de três executivos das áreas de TI, financeiro e comercial, conquistando aos poucos sua visão de ser uma grande empresa, isto é, conhecida e consumida nacionalmente. Convidou jovens com experiência em e-commerce, com os quais já havia trabalhado anteriormente, para acelerar o crescimento da sua proposta, já que não tinha conhecimento no mercado de óculos. Atualmente, a empresa atua no Centro do Rio de Janeiro, em um espaço maior que o anterior (um coworking em Botafogo), decorado com a identidade visual da empresa e frases motivadoras, além da missão: “maravilhar o cliente”.

Foco no cliente

Com a mudança de sede e com o investimento em marketing digital, principalmente no Google Ads, que foi possível por conta do financiamento da AgeRio, firmado no início de julho de 2019, a empresa tem se mostrado cada vez mais presente no mercado. O empresário ressaltou o posicionamento da marca e seus pontos fortes: “Pensou em óculos, pensou na Okulos. Oferecemos rapidez, melhor preço e atendimento. Muitos clientes agradecem desde a nossa agilidade na entrega até a embalagem bem cuidada, como se fosse a de uma joia. Para nós, o cliente nunca é um número, pois o tratamos pelo nome”.

Investindo em tecnologia para inovar

A ênfase em TI também contribui para a praticidade da compra no site, que é onde a empresa disponibiliza e vende todos os seus produtos, tais como: armações, mais de 6 mil pacotes de lentes de grau para óculos (incluindo as multifocais), lentes de contato, óculos de sol com grau, dispositivo para quem tem visão reduzida, lenços para limpar as lentes, entre outros. A ideia é que o cliente faça tudo online: prove a armação de sua escolha e meça sua distância pupilar (DP) na plataforma. Segundo Marcio, esse seria o maior diferencial da empresa, já que permite mais agilidade no processo de compra. E o público não é muito restrito: todo o Brasil, todas as idades, todos os poderes aquisitivos (produtos com preços variados e formas de pagamento que facilitam o consumidor, como parcelamento em 12 vezes sem juros), todos que têm acesso ao meio virtual e até os que não têm, pois o consumidor pode solicitar ajuda por telefone ou até mesmo comprar por esse meio, se necessário.

“Vendemos experiência. Por isso, atuamos no meio digital. O site tem bastante conteúdo informativo e qualquer um pode nos pedir ajuda quando precisar. São os clientes que investem na Okulos, por isso nos preocupamos tanto em levar um bom serviço a eles, queremos que se tornem clientes fieis. Somos 15 funcionários atualmente e todos nós focamos em maravilhar o cliente, como diz nossa missão”, reforça o empresário, com brilho nos olhos ao falar do seu negócio. Ele ainda lembra que a Okulos é uma empresa de muitos detalhes, com um ambiente interno bem estruturado e organizado: “Sem hierarquia clássica, cada um sendo líder da sua área. Frases motivadoras nas paredes, muita integração, comemorações, todos juntos na mesma sala fortalecendo a marca”.

Dicas para quem está começando

Marcio ainda destacou que o financiamento da AgeRio veio em um momento propício e que recomendaria essa oportunidade para todos os empreendedores. Mas ressalta que é preciso cautela na administração do negócio: “Pense muitas vezes antes de começar, tem que investir de forma consciente, ser ambicioso e pensar grande”.

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