AgeRio conquista 1º lugar do Prêmio Finep Inovacred 2024

Categoria ‘Maior Grau de Inovação’ destacou financiamento à Fototerra 

A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) foi a vencedora da categoria ‘Maior Grau de Inovação’ do Prêmio Finep Inovacred 2024. A instituição homenageia todos os anos os agentes financeiros que mais se destacaram e o prêmio traduz o reconhecimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ao trabalho dos parceiros por seu apoio a projetos inovadores e impactantes.  

A premiação celebrou o fomento da AgeRio à Fototerra, empresa líder de mercado no setor GIS (Sistema de Informações Geográficas). O crédito da Agência, por meio de recursos da Finep, possibilitou equipar um avião de monitoramento ambiental para aquisição e análise de dados em alta resolução. A partir do financiamento obtido, a Fototerra deu um salto tecnológico na divisão de mapeamento.  

O Programa da Finep tem o objetivo de apoiar e aprimorar projetos destinados ao desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, visando à ampliação da competitividade das empresas. Sendo um dos agentes financeiros credenciados, a AgeRio atua diretamente nesse processo e operacionaliza a linha Inovacred. Por meio do financiamento para as micro, pequenas e médias empresas fluminenses, a AgeRio promove a inovação em processos de organizações de todo o estado. 

– É extremamente gratificante para nós da AgeRio receber esse prêmio com a Fototerra. Estamos sempre atentos a projetos de inovação, motor relevante para o desenvolvimento econômico de longo prazo do estado e que também diversifica a economia, por meio de processos produtivos mais eficientes, aprimoramento e desenvolvimento de produtos – comenta a diretora de Operações da AgeRio, Tatiana Oliver. 

Processamento de dados 

– Somos uma empresa de tecnologia da geo-informação, com competência e expertise em dados capturados de forma remota, aquisição e processamento de dados geoespaciais e geodésicos. Atuamos com processamento de dados topográficos, ambientais e multitemáticos, além do desenvolvimento de software e de soluções GIS – explica Guilherme Brechbuhler, CEO da Fototerra. 

A empresa tem longo histórico de parcerias com agências governamentais e indústria de petróleo e gás, dentro e fora do Brasil.  

– A Fototerra captura e analisa dados hiperespectrais para a indústria de petróleo e gás, para o setor de mineração e para agricultura, silvicultura e monitoramento de terras, entre outros setores – explica Luis Antonio de Lima, CTO da Fototerra. 

Importância dos agentes financeiros 

Durante a premiação, que ocorreu no 2º Encontro de Parceiros Inovacred, em São Paulo, a diretora Administrativa da Finep, Janaína Prevot, afirmou que “essa é uma ótima oportunidade de conhecermos os projetos financiados pelo Inovacred” 

– É impressionante ver o grau de inovação de projetos no Piauí, no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil – declarou Janaína Prevot.  

Representando a AgeRio, a analista de Desenvolvimento da Gerência de Operações Estruturadas (GEOPE), Cristina Soares de Sá, recebeu o prêmio durante o evento (foto).  

O diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, Márcio Stefanni, afirmou durante a cerimônia que é essencial popularizar a instituição e reconhecer a importância dos agentes financeiros nesse processo: 

– A inovação é possível em todo o Brasil, como evidenciado por exemplos de inovações em cidades muito pequenas. Cada agente Inovacred é um embaixador da Finep, trabalhando conosco para promover nossas políticas, que são essenciais, e esse evento é para valorizarmos esse trabalho – declarou Márcio Stefanni.  

Na AgeRio, parte da equipe que conduziu a operação de financiamento do projeto ligado à Fototerra se reuniu para comemorar a conquista registrando uma foto com a placa do prêmio: Da esquerda para a direita (foto), Waldes de Azevedo, engenheiro da Gerência de Operações Estruturadas (GEOPE), os gerentes executivos André Costa, da Gerência de Produtos (GEPRO), Raphaela Rocha, da GEOPE, e Marcos Lima, da Gerência de Microcrédito Produtivo Orientado (GEMPO), que atuou no projeto quando estava lotado na GEOPE. A equipe GEOPE atuou na concessão da operação e o gerente executivo André Costa contribuiu com suporte à GEOPE para que a operação fosse concluída. 

Confira a lista dos vencedores do Prêmio, por categoria, agente parceiro Inovacred premiado e empresa que desenvolveu o projeto: Maior Grau de Inovação:
1º lugar: AgeRio – Fototerra Atividades de Aerolevantamentos
2º lugar: Piauí Fomento – Higia Tecnologia
3º lugar: Desenvolve SP – Fibercitrus

Maior Impacto Ambiental:
1º lugar: Cresol Baser – Let’s Fly Sustentável Comércio de Produtos de Proteína Desidratados
2º lugar: Cresol Central Brasil – Recicla Brasil
3º lugar: BDMG- VMI Sistemas de Segurança

Maior Impacto Social:
1º lugar: Piauí Fomento – Fox In Line Technologies
2º lugar: Desenvolve SP – Inklua Serviços para Inclusão de PCD
3º lugar: Badesul – Contronic Sistemas Automáticos

Maior volume de financiamento: 

1º lugar: BRDE 

Sobre a AgeRio 

A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) é uma sociedade de economia mista componente da administração indireta do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS).   

Criada há 21 anos, a empresa atua em todos os 92 municípios fluminenses e opera com recursos próprios, repasses e fundos estaduais com a missão de fomentar, por meio de soluções financeiras, o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, com excelência na prestação de serviços.  

As linhas de crédito da Agência são voltadas para os setores público (prefeituras) e privado (grandes, médias, pequenas e microempresas), além das participações societárias e dos microempreendedores individuais. Todas as operações realizadas pela AgeRio são aprovadas conforme critérios técnicos e por meio de decisões colegiadas, fatores determinantes para estabelecer as condições de cada apoio financeiro. 

 

Sobre a Fototerra  

A Fototerra é uma empresa de tecnologia da geoinformação fundada em 1993, com competência e expertise em captura de dados através de sensores remotos, além de aquisição e processamento de dados geoespaciais e geodésicos. A Fototerra prove soluções em todas as áreas de geoprocessamento, dados topográficos e temáticos, incluindo desenvolvimento de software e de soluções GIS.  

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio