AgeRio participa da Vitória Stone Fair 2020

O presidente da AgeRio, Alexandre Rodrigues, participou da cerimônia de abertura da Vitória Stone Fair 2020 – maior feira de mármore e granito da América Latina e uma das mais importantes do mundo, que acontece de 11 a 14 de fevereiro -, acompanhado de comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Lucas Tristão. O objetivo é aprofundar a diversificação da economia do Estado, que tem potencial para tornar-se um dos maiores exportadores de rochas ornamentais do país.

Na feira, serão apresentados os serviços do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio) e Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), visando fomentar e atrair investimentos para o setor no Estado.

A participação tem como principal objetivo promover a produção fluminense do setor de rochas, que tem sido fomentada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fortalecendo a cadeia produtiva, para aprofundar a diversificação da economia fluminense e gerar mais emprego e renda no Estado.

“O Rio é um Estado conhecido mundialmente por suas riquezas naturais. Mas poucos sabem que temos 12 tipos de rochas extraídas e beneficiadas, principalmente nas regiões Norte e Noroeste”, destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão. Ele também ressalta a importância da atividade para a economia do interior do Estado: “São mais de cinco mil empregos gerados nas regiões Norte e no Noroeste. É um número expressivo”.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico apoia o Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais do Noroeste Fluminense, que reúne 116 empresas. O APL possui três Indicações Geográficas (IG) – registro conferido para valorizar produtos considerados de qualidade única, vinculados a determinados territórios: Região Pedra Carijó Rio de Janeiro, Região Pedra Madeira e Região Pedra Cinza.

De acordo com o secretário Lucas Tristão, o potencial do Rio de tornar-se um dos maiores exportadores de rochas ornamentais do país revela-se a partir do constante crescimento da produção mineral.

“Em 2018, os produtos minerais dos municípios das regiões Norte e Noroeste foram responsáveis por 44,5% das exportações. Além disso, houve um crescimento de 23,9% nas exportações de 2018 a 2019”, diz ele. “No futuro, podemos ter um aumento das exportações por meio do Porto do Açu”, prevê.

A Vitória Stone Fair reúne grandes empresas de extração e beneficiamento de pedras naturais, equipamentos, maquinários, insumos e tecnologias de todas as partes do mundo. O evento tem a participação de mais de 200 expositores, 120 compradores internacionais e uma previsão de público visitante de mais de 15 mil pessoas.

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio