AgeRio participa de evento de assinatura de contrato entre o Governo do Estado e a Nissan

Ao todo, R$ 6,1 milhões serão destinados para curso profissionalizante em Itatiaia, no Sul Fluminense

O governador Cláudio Castro assinou, na última quarta-feira (13/03), um contrato com a Nissan, que investirá R$ 6,1 milhões até 2026 no projeto Profi-san, em Itatiaia, no Sul Fluminense. A iniciativa oferece curso profissionalizante de Programação de Jogos Digitais para alunos da Escola Estadual de Ensino Médio – CIEP 488. Durante o evento, realizado no Palácio Guanabara, Cláudio Castro ressaltou a importância do aporte de recursos para o interior do estado direcionado para as novas tecnologias.

– Essa nova parceria com a Nissan é de grande importância para o fomento do setor de entretenimento e para diferentes áreas que demandam as habilidades dos profissionais de Programação em Jogos Digitais. Nossos jovens estão inseridos cada vez mais na tecnologia e, por meio da qualificação profissional, é possível impulsionar a inovação e contribuir para a descoberta de novos talentos locais. Quando abrimos as portas de um Estado seguro juridicamente e favorável aos investidores, fomentamos um ciclo próspero para a população fluminense. Isso é o que a gente tem construído, a devolução da empatia entre o poder público e o privado. Agradeço à Nissan por esse olhar plural pelo desenvolvimento do nosso estado, em especial pelo interior – pontuou o governador Cláudio Castro.

O curso, que começou no último mês, é composto por 1.200 horas, divididas em 3 anos, durante todo o Ensino Médio. Ao todo, são 120 vagas disponíveis. No projeto, o curso profissionalizante é ministrado pela Firjan SENAI e dá uma visão atualizada das tecnologias disponíveis no segmento de Tecnologia da Informação. Também parceiro do Profi-san, o RioSolidario está à frente da gestão da iniciativa.

– Temos o propósito de ajudar a construir uma sociedade melhor. Estamos muito felizes com essa parceria com o Estado do Rio de Janeiro e demais parceiros para oferecer educação profissionalizante e, com isso, buscar aumentar o potencial de empregabilidade de jovens do Sul Fluminense, região que recebeu nossa fábrica de braços abertos e é onde mora grande parte de nossos funcionários no Brasil – explicou Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

AgeRio visitou escola contemplada com o projeto

O evento contou com as presenças do Superintendente de Cobrança e Fundes (SUCOF), Alexander Costa, e do Gerente de Parcerias e Fundes (GEFAP), Henrique Bello. Ambos são gestores das áreas responsáveis pelo acompanhamento dos contratos FUNDES.

Bello destacou a relevância da atuação da AgeRio ainda na fase inicial de implementação do projeto: “Ainda que no papel de fiscalizador das contrapartidas contratuais, nós da AgeRio nos sentimos parte do projeto Profi-San, pois previamente ao seu desenvolvimento, recebemos a proposta do projeto, visitamos a escola a ser beneficiada e avaliamos a compatibilidade frente à obrigação contratual da Nissan. Ficamos muito felizes quando projetos tão bem estruturados são apresentados, aprovados e executados, pois temos certeza do impacto positivo que trarão àqueles alunos e também à comunidade local”.

Texto: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e AgeRio

Crédito da foto: GovRJ

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio