AgeRio participa do Finep Day, na Firjan 

A AgeRio participou, no dia 2 de maio, do Finep Day, que teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, networking e oportunidades de negócios voltados para inovação em empresas, startups e Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs). O encontro foi organizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), na sede da instituição, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Quem representou a Agência foi a Gerente de Operações Estruturadas (GEOPE), Raphaela Rocha. Em sua palestra, ela falou sobre as linhas de crédito Inovacred, operadas pela AgeRio, com recursos da Finep. A gerente também explicou detalhadamente ao público o que pode ser considerado inovação.  

“A gente inova quando apresenta um produto ou um processo, novo ou melhorado, que difere significativamente dos anteriores na unidade e que foi disponibilizado para usuários ou esteja em uso na unidade”, explicou Raphaela, que também destacou em sua apresentação os trabalhos realizados por todas as áreas de negócios da Agência, além dos correspondentes de crédito em todo o estado do Rio. 

Outros representantes da AgeRio acompanharam o Finep Day. Estiveram presentes os superintendentes de Operações Padronizadas, Bruno Bravo, e de Comunicação e Atendimento ao Cliente (SUCAC), Alessandra Horto. Também acompanharam as palestras os gerentes de Micro e Pequenas Empresas (GEMPE), Brunno Eudes de Oliveira; de Parcerias e FUNDES (GEFAP), Henrique Bello; de Acompanhamentos de Operações (GEACO), Gracyela Ayub; e de Comunicação, Marina Perin. Cristina Soares de Sá, analista da GEOPE, também participou da manhã sobre inovação. 

Evento aberto ao público, o Finep Day destacou ainda os editais do Programa Mais Inovação Brasil, recém-lançado pela financiadora, em acordo com a nova política industrial brasileira, além de outras oportunidades para empresas de todos os portes.  

Os 11 editais, que somam R$ 2,18 bilhões não reembolsáveis, além das linhas de crédito com taxas especiais, são de fluxos contínuos e não possuem prazo. As empresas podem fazer ajustes e ressubmeter projetos, caso sejam reprovados inicialmente. “A gente conseguiu aumentar a expertise para apoiar pequenas empresas. A Finep é acessível, é fluxo contínuo, mas vai ser contemplado quem chegar primeiro”, pontuou William Rospendowski, superintendente da área de Inovação da Finep.

Diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos compartilhou otimismo em relação ao momento atual da ciência e inovação no país, mencionando os desafios enfrentados nos anos anteriores devido a cortes de recursos, mas destacando a revitalização em andamento. “Nosso desafio é fazer uma boa aplicação desses recursos. É uma via de mão dupla, entre a Finep e os projetos”, afirmou.  

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, ressaltou a importância da inovação como catalisadora do desenvolvimento empresarial. “É impossível pensar em desenvolvimento sem pensar em inovação. Há uma confusão entre criatividade e inovação. Criatividade é um comportamento, enquanto inovação envolve processos”. O executivo também enfatizou a necessidade de investimentos, observando o volume significativo de recursos disponibilizados.  

 

Texto: AgeRio, com informações da Finep e da Firjan 

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio