AgeRio participa do II Seminário Nacional Novo Fungetur

A AgeRio, através do Superintendente da Superintendência de Tecnologia e Produtos (SUTEC), Edson Macedo, participou do II Seminário Nacional Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), no último dia 20 de março, em Brasília.

O evento foi uma oportunidade para gestores, representantes do trade turístico e agentes financeiros debaterem sobre ações de promoção das melhores práticas de mercado na oferta de crédito a empreendedores turísticos privados.

“O ano de 2024 é particularmente desafiador para a AgeRio por conta da restrição de funding próprio para operar. A proximidade com instituições como o Ministério do Turismo, gestor do FUNGETUR, é fundamental para garantirmos acesso a fundings de terceiros para expandirmos nossa operação. Atualmente, temos um limite relativamente baixo para operar com FUNGETUR, mas esperamos aumentar esse limite com a nova distribuição de recursos que o MTUR irá realizar este ano” – salientou Edson.

Dividido em diversos painéis temáticos, o Seminário destacou questões sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e o Mapa do Turismo Brasileiro, importantes instrumentos para acesso aos recursos do Fundo. O evento reuniu representantes de instituições credenciadas a conceder financiamentos do Fungetur, representantes do governo federal, do trade turístico e do Sebrae que discutiram, ainda, as perspectivas de futuro para o turismo no país.

Voltado preferencialmente a micro, pequenas e médias empresas e operado por 24 agentes financeiros credenciados, o Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 8,86% ao ano e até 5 anos de carência. A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.

Texto: ASCOM MTUR e adaptação GECOM

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio