AgeRio reformula área de cobrança de crédito para aumentar eficiência do setor

A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) ampliou a área de cobrança de crédito com a criação de duas gerências que ficarão subordinadas à Superintendência de Cobrança e FUNDES (SUCOF). A Gerência de Cobrança de Operações Próprias (GECOP) e a Gerência de Cobrança de Operações de Fundos (GECOF) vão substituir a Gerência de Cobrança (GEREC).

De acordo com o diretor Jurídico da AgeRio, Gustavo Madureira, a criação das áreas é mais um passo para o equilíbrio dos processos internos da Agência, uma vez que os setores de captação e concessão de crédito foram reforçados, gerando um aumento significativo no volume de operações de crédito, havendo a necessidade de a outra “ponta” do fluxo ser ampliada: “O crédito tem o seu curso natural que começa na captação e concessão e quando há algum tipo de intercorrência exige uma ação de cobrança para que o curso problemático seja corrigido o quanto antes. A partir do momento que a Agência reforça a área de concessão e há aumento expressivo do volume de recursos, é necessário já se antecipar e estruturar a área de cobrança para receber um natural aumento de demanda. O ano de 2021 foi marcado por muitos recordes e é importante não deixarmos gargalos no futuro.”

Por dentro das novas gerências:

GECOP – Gerência de Cobrança e Operações Próprias

O gerente da área será Tiago Viana do Nascimento. A gerência será responsável por administrar e gerir a carteira de operações de crédito da AgeRio – AgeRio Investimento, Finep, Fungetur e BNDES –, assegurando o retorno dos financiamentos e a conformidade na execução dos processos de cobrança e recuperação de crédito.

GECOF – Gerência de Cobrança e Operações de Fundos

Luis Gustavo Torres da Silva será o titular da área que vai administrar e gerir a carteira de operações dos Fundos administrados pela Agência – Fomenta Municípios, Supera RJ e FEMPO –, assegurando o retorno dos financiamentos e a conformidade na execução dos processos de cobrança e recuperação de crédito.

Cobrança diferenciada:

O diretor Jurídico, Gustavo Madureira, destaca que a segregação no setor de cobrança da AgeRio é importante para tornar os processos mais eficientes, uma vez que há diferenças entre cobrar uma empresa de grande porte e um Microempreendedor Individual, por exemplo. Além disso, o diretor lembra que a Agência está credenciando escritórios de cobrança para gerir parte da carteira de clientes e que houve bastante procura de empresas no trâmite que está em andamento. Segundo ele, os escritórios serão remunerados somente quando obtiverem sucesso na cobrança.

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio