Alunos do IFRJ em Belford Roxo conhecem o Microcrédito AgeRio
No dia 26 de maio, estudantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Belford Roxo) puderam conhecer mais sobre as opções financeiras oferecidas pela AgeRio para o fomento a atividades empreendedoras. A palestra foi ministrada de forma virtual por Carlos Guilherme Pereira, analista de desenvolvimento da gerência de Microcrédito (GEMPO), com a mediação da gerente Milena Silva.
A linha de Microcrédito foi apresentada para cerca de 36 alunos, em sua maioria mulheres, também estudantes do curso de empreendedorismo possibilitado pela parceria entre o IFRJ e a Social Caixa, uma associação dos empregados da Caixa ligada a projetos de trabalho social em programas habitacionais do Governo Federal. A iniciativa oferece a capacitação gratuita para MEI com certificação do Ministério da Educação (MEC) para moradores dos condomínios do Programa Minha Casa Minha Vida, em Belford Roxo.
“O encontro foi uma oportunidade para alcançarmos mais empreendedores fluminenses, principalmente aqueles de baixa renda, que estão iniciando os seus negócios, pois mostramos para esse público que o acesso à linha de crédito pela AgeRio é mais simples do que se imagina”, comentou Carlos Guilherme.
A AgeRio busca facilitar o acesso a recursos financeiros para empreendedores em estágios iniciais, auxiliando-os na realização de seus projetos: “o convite para palestrar no IFRJ foi mais um passo importante na divulgação dessas oportunidades, fornecendo conhecimento e esclarecendo dúvidas sobre o processo de obtenção do Microcrédito”, acrescentou Milena Silva.
“As organizações de fomento, especialmente as agências públicas como a AgeRio, são importantes mecanismos de inclusão do empreendedor e da empreendedora no mundo produtivo. Penso que a participação da AgeRio foi fundamental para dar uma perspectiva sobre o apoio que boas ideias podem ter para alavancar bons negócios e de que contam com políticas públicas que permitem o financiamento inicial dos empreendimentos com condições muito mais favoráveis que as praticadas no mercado financeiro”, disse Frederico Mendes de Carvalho, professor do IFRJ.
Sobre a iniciativa
O curso de Microempreendedor Individual no IFRJ para os moradores do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I do município da Baixada Fluminense teve início em abril de 2023. A turma com alunos moradores de diversos condomínios da cidade é fruto de um projeto piloto em parceria do Instituto com a Caixa e as Empresas Credenciadas executoras do Trabalho Social: Angulo Social, LDP e RD Consultoria.