Crédito para o setor de Turismo da Baixada Fluminense é discutido em reunião virtual

O acesso ao crédito para empresas do Setor de Turismo da Baixada Fluminense foi tema de debate nesta quinta-feira, 01/04, coordenado pela IGR Baixada Verde e pelo SindiHotéis Baixada. O encontro contou com a participação de diversos empresários e instituições do setor para debater as medidas de apoio para as empresas, que têm enfrentado dificuldades desde a pandemia do novo coronavírus. O presidente da AgeRio, André Vila Verde, participou da abertura da reunião virtual colocando a Agência à disposição do setor, para que fossem alinhadas soluções adequadas às realidades das empresas.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, a presidente da IGR Baixada Verde, Mírian Rodrigues dos Santos, e a presidente do SindiHotéis Baixada, Amélia Magalhães coordenaram o encontro e destacaram a importância da participação da AgeRio em um momento difícil para as empresas e agradeceram o interesse da Agência em atuar de forma parceira.

A diretora de Operações da Agência, Tatiana Oliver, esclareceu dúvidas sobre o Fungetur – linha de crédito destinada ao setor por meio de repasses de recursos do Ministério do Turismo – e demais formas de acesso aos créditos da AgeRio:

– É importante que a AgeRio atue de forma conjunta para que as empresas sobrevivam à crise de forma menos sofrida. A nova diretoria da AgeRio tem trabalhado na reavaliação da análise de crédito, no entendimento das necessidades do setor para que haja um novo olhar para o segmento. Sabemos que os empreendedores, as micro e pequenas empresas têm dificuldades para acessar o crédito e estamos estudando formas responsáveis de flexibilização.

O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a integração com a Agência:

– A AgeRio, na figura do seu presidente André Vila Verde, tem sido uma grande parceira entendendo o atual momento que estamos vivendo. Gostaria de ressaltar o valor do projeto ArtCred RJ, além da flexibilização por parte da agência tendo uma abordagem mais ativa juntos às prefeituras municipais. Já no Fungetur estamos trabalhando junto ao empresariado para o setor turístico do Estado.

O subsecretário de Turismo, Gerciano de Lima Luz, ressaltou a recente parceria da AgeRio com a Secretaria de Turismo por meio do ArtCred RJ, programa para os artesãos fluminenses, e declarou que há interesse entre os órgãos para impulsionar o Turismo e a economia locais para atravessar o momento de grande crise.

O debate virtual também contou com a participação do deputado federal, Otávio Leite, que apontou a necessidade do diálogo conjunto entre os entes públicos e os segmentos econômicos em busca de soluções para que as empresas se mantenham abertas diante da crise econômica.

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio