Eventos voltados ao setor de turismo recebem palestras da AgeRio

Nesta semana, o segmento de turismo contou com dois encontros que debateram as oportunidades e condições de crédito para empresas do setor: o ciclo de reuniões “Jornada de Financiamento ao Setor de Turismo”, organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em parceria com o Ministério do Turismo e o G20+, e o workshop “Talk – Fungetur – Crédito para o Setor de Turismo”, concebido pelo Sebrae, ambos com participação da AgeRio. Edson Macedo, superintendente de Clientes, Projetos e Novos Negócios, representou a Agência na reunião da ABDE, e Osmar Santos, assessor da Superintendência de Negócios com MPE, marcou presença no evento do Sebrae.

Nos dois encontros, realizados de forma virtual, foram abordadas as linhas de crédito que a AgeRio está disponibilizando durante o período de pandemia, a fim de apresentar às empresas, empreendedores e associações de turismo presentes as oportunidades para reerguerem seus negócios nesta fase de incertezas. O principal foco foi o Fungetur, repasse de recursos do Ministério do Turismo voltado para os prestadores de serviços turísticos.

Na segunda-feira (26/10), a ABDE e o Ministério do Turismo reuniram as associações do G20+ e as instituições de fomento que atuam na Região Sudeste, com o intuito de aproximá-los e discutir as possibilidades de acesso ao crédito no país, além de estimular o desenvolvimento do segmento de turismo na região. O G20+ é a união de 21 associações do setor, de âmbito nacional, compostas por agências de viagens, empresas de atrações turísticas, de cruzeiros marítimos, de eventos e de parques de diversões, hotéis, resorts, operadoras de turismo e promotores de destinos.

Representando a AgeRio, Edson Macedo falou da atuação no período de pandemia e apresentou as condições oferecidas para empresas e microempreendedores  fluminenses, fortemente afetados pelas consequências do isolamento social. Além de abordar o Fungetur para o público do segmento de turismo, Edson também lembrou do Microcrédito, que concedeu recursos a guias de turismo do Estado, e ainda aproveitou para comentar a importância do evento:

“Esse tipo de encontro, ainda que virtual, é sempre muito rico. A troca direta com nosso público permite levantar insights que, às vezes, passam despercebidos no dia a dia. Essa reunião foi ainda mais interessante por contar com a participação de nossos pares aqui do Sudeste. Foi possível observar que a atuação da AgeRio neste período emergencial está alinhada com a de outras agências e que as limitações são muito parecidas”.

Ao lado da AgeRio, o BNDES, o Bandes, o BDMG e a Desenvolve SP também apresentaram suas linhas de crédito disponíveis para o setor.

O workshop “Talk – Fungetur – Crédito para o Setor de Turismo”, realizado na terça-feira (27/10) pelo Sebrae junto à Agência, contou com a participação do assessor Osmar Santos, que esclareceu às micro e pequenas empresas presentes as condições e requisitos para obter recursos do Fungetur através da AgeRio, além de destacar os resultados atingidos: 92 empresas do segmento de turismo financiadas até setembro, dentre restaurantes, hotéis, lanchonetes e agências de turismo, totalizando um valor de R$ 14,8 milhões em créditos.

“Conseguimos preservar 1056 empregos diretos, fora ocupações indiretas. Isso é muito importante para nós e atende ao compromisso primordial da AgeRio, que é o incentivo à sustentabilidade financeira nas empresas, a fim de gerar emprego e renda no Rio de Janeiro”, afirmou Osmar durante a palestra.

O assessor também reforçou a importância da parceria entre a AgeRio e o Sebrae, feita por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que cobre até 80% das garantias de créditos solicitados nas operações feitas pela Agência.

A melhor parceira do seu negócio!

Saiba mais sobre a AgeRio