Apoio ao pequeno exportador

Nos últimos anos, cresce o número de pequenos empreendedores ingressando no comércio exterior. Desde 2016, os percentuais avançam na ordem de 10% ao ano, já chegando a nove mil micro e pequenas empresas (MPEs), segundo estudos divulgados pelo Sebrae em parceria com a Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior).

A internet veio facilitar o intercâmbio comercial entre micro, pequenas e médias empresas, promovendo a realização de negócios sem fronteiras, estimulando a competitividade e o compartilhamento de informações, com ganhos para todos os envolvidos.

Assim, quando uma empresa opta por se internacionalizar, uma decisão estratégica é tomada, o que afeta diretamente o seu desenvolvimento e a alavancagem dos negócios em um novo mercado, que exige preparação e conhecimento. Os resultados dessa dedicação diferenciada e de riscos calculados são o aumento da produtividade e da qualidade do produto ou serviço, além da qualificação do corpo técnico e da redução da carga tributária.

O Rio de Janeiro figura entre os maiores estados com maior volume e quantidade de MPEs exportadoras, com destaque para os setores de alimentos, bebidas, agronegócio, moda, máquinas e equipamentos, casa e construção, economia criativa e serviços.

Para o apoio financeiro e não financeiro a esses empreendedores, a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) identificou, junto com instituições parceiras, demandas relacionadas à melhoria de processos e gestão de vendas, capacitação para ingresso no comércio exterior e para inovação, adequação do produto/serviço ao cliente internacional, exposição em feiras locais e internacionais, desenvolvimento de sites e canais de atendimento, além da participação em comunidades de negócios na América do Sul e em outras partes do mundo.

Nesse contexto, a AgeRio dispõe de uma linha própria de financiamento, a AgeRio Investimento, que financia itens como máquinas e equipamentos nacionais ou importados, desenvolvimento de softwares, treinamentos, serviços de consultoria, licenças, direitos de propriedade intelectual, certificações e patentes, capital de giro associado ao investimento, além de outros componentes do projeto voltados à produção do produto ou serviço que será comercializado.

Sempre à frente com novos desafios, inovação e crescimento na geração de emprego e renda, as micro e pequenas empresas podem agora contar com mais essa parceria da AgeRio: o apoio à expansão de seus negócios globais com foco no fomento ao desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.

 

Dara de Souza e Silva – Diretora de Operações da AgeRio

Na AgeRio você encontra a solução para o seu negócio crescer!

Faça uma simulação

Pin It on Pinterest