Dicas para ser uma empresa com ética e integridade

Para uma empresa ser bem-sucedida, além das preocupações mais comuns, como promover um estudo financeiro do empreendimento e formar uma rede de parcerias e estratégias de marketing, é fundamental adotar atitudes e valores ancorados na ética e na integridade. Cumprir e conhecer as normas relacionadas ao negócio, pautar-se em valores e condutas que reforcem os compromissos com o bem-estar social e agir com transparência são exemplos de atitudes de uma empresa íntegra, que dialoga com a sociedade. Confira dicas para que a ética e a integridade passem a fazer parte do dia a dia sua empresa:

 

Estabeleça quais são seus valores

É essencial nomear quais são os valores da empresa e transmiti-los para as pessoas com as quais mantém relacionamento, divulgando-os em sites e redes sociais. Caso a estrutura do negócio ainda seja pequena, não é necessário se preocupar com formalidades. Exemplos de valores que podem ser adotados: respeito ao meio ambiente, ética, responsabilidade social, foco no cliente e cordialidade.

 

Saiba quais são as leis que se relacionam com seu negócio

Outro ponto de destaque é a implementação de controles para acompanhar a regularidade fiscal e o cumprimento da legislação aplicável ao empreendimento, ou seja, estar em conformidade com as leis, e, dessa maneira, mitigar riscos de penalidades por parte de órgãos reguladores, além de promover um ambiente de negócios entre seus parceiros. O empreendedor que estuda previamente a legislação aplicável reduz o risco de ter seu empreendimento fechado ou multado por questões administrativas, diminuindo o risco de insucesso do negócio. Por exemplo: se pensa em abrir um restaurante, é indispensável que estude a legislação municipal, regulamentos da Vigilância Sanitária e protocolos de segurança alimentar, para não ser surpreendido com alguma exigência não prevista para seu alvará de funcionamento.

 

Monte um checklist regulatório

Outra dica é montar um “checklist regulatório” do negócio. Após estudar o setor e as normas aplicáveis, anote quais são aquelas que impactam o seu empreendimento e quais providências você deve adotar para estar em conformidade – controlar a data de vencimento das licenças, data do pagamento dos tributos, data de entrega de declarações e prazo de validade das vistorias do poder público, etc. Esse checklist de conformidade será um importante controle para a sua gestão.

 

Fique sempre atento às boas práticas

Um ótimo guia para ajudá-lo nessa caminhada é a cartilha “Integridade para Pequenos Negócios”, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). Pode ser acessada pelo link https://www.cgu.gov.br/Publicacoes/etica-e-integridade/arquivos/integridade-para-pequenos-negocios.pdf.

 

Empreender é um desafio pessoal e profissional que demanda tempo, preparo, dedicação e perseverança. Boa sorte a todos os empreendedores nas suas jornadas!

 

 

Na AgeRio você encontra a solução para o seu negócio crescer!

Faça uma simulação

Pin It on Pinterest