Timing para planejar

Quem já passou pela experiência de mudar de moradia sabe que é preciso organizar os próprios pertences para poder transportá-los ao novo lar. Retirar objetos do lugar, separar, empacotar, encaixotar… São muitas as atividades que envolvem uma mudança. Há quem aproveite este momento para realizar uma verdadeira reorganização da própria vida, modificando a disposição de móveis, descartando e adquirindo novos itens. Planejando um novo futuro.

Podemos tomar emprestada esta analogia para refletir sobre o final de ano. Daqui a três dias dezembro se inicia, período que já é por si só de finalizações e de recomeços. A oportunidade então é de vivenciar este momento desenhando aquilo que se quer pela frente. Timing ou senso de oportunidade são expressões que casam perfeitamente com a proposta.

Para um pequeno empresário, por exemplo, esta pode ser a ocasião de reavaliar as próprias estratégias e delinear os próximos passos. Ponderar se o seu segmento de atuação está dando certo, se há chances de crescimento e quais os riscos envolvidos. É hora de promover um investimento em máquinas e equipamentos, substituição de layout, troca de móveis? Ou quem sabe contratar uma consultoria, uma certificação ou um treinamento? Lançar um novo produto ou serviço no mercado? Desenvolver um projeto inovador? O financiamento é um forte aliado nesse contexto, na medida em que o crédito poderá dar vida a esses possíveis planos.

Mas até mesmo para obter um financiamento é necessário se planejar – mais uma vez estamos no timing perfeito. Reunir informações, traçar um plano de negócios, estudar opções de crédito considerando carência, prazo, taxas de juros, o valor das parcelas. Este é o momento ideal para esboçar o que está por vir. Um ótimo 2019 começa agora.

 

Helia Azevedo – presidente da AgeRio

Na AgeRio você encontra a solução para o seu negócio crescer!

Faça uma simulação

Pin It on Pinterest