Mãos à obra: organize-se antes de solicitar um financiamento

O empreendedor que deseja expandir seus negócios muitas vezes esbarra na falta de recursos para investir em equipamentos, obras ou na compra de matéria-prima. Nesses casos, um financiamento junto a uma instituição financeira pode ser uma boa alternativa, porém é comum encontrar dificuldades para se adequar ao processo de análise dos bancos e assim conseguir o crédito necessário para viabilizar o crescimento do seu negócio.

O ponto de partida desse processo é identificar a real necessidade de recursos da empresa. Para isso, é preciso organizar suas finanças, conhecer detalhadamente os custos e as fontes de receita, além de verificar se recorrer a uma linha de crédito é de fato indispensável no momento. Investir em uma boa gestão financeira, mesmo que simplificada, é fundamental para o sucesso da empresa, principalmente para a tomada de decisão sobre buscar recursos no mercado.

O segundo passo é pesquisar. Conheça as opções que as instituições financeiras oferecem, além das taxas, tarifas, prazos e todas as condições do crédito desejado. Avalie as linhas de financiamento disponíveis na sua instituição de relacionamento, mas não deixe de buscar informações sobre as diversas opções que o mercado oferece. É importante comparar as condições oferecidas e saber a que melhor se adequa às necessidades e à capacidade de pagamento do seu negócio.

A partir daí, inicia-se o processo de solicitação do financiamento em si, quando será necessário apresentar a documentação exigida pela instituição financeira para análise. Em geral, as instituições avaliam os documentos cadastrais da empresa e dos sócios, além do fluxo financeiro do negócio. Um bom histórico de pagamentos, a ausência de restrições nos órgãos de proteção ao crédito e a apresentação de controles financeiros organizados e confiáveis são alguns dos fatores importantes nesse processo.

Com o crédito aprovado, é chegada a hora de realizar os investimentos planejados e manter a gestão financeira organizada, de forma a garantir a saúde financeira do negócio e torná-lo cada vez mais competitivo e rentável. Organize-se e mão à obra.

Tatiana Oliver – superintendente de Desenvolvimento Empresarial da AgeRio

Na AgeRio você encontra a solução para o seu negócio crescer!

Faça uma simulação

Pin It on Pinterest