Um compromisso com a sociedade

O programa de integridade é um conjunto de valores, regras e procedimentos que uma empresa assume, a fim de prevenir a corrupção. A crise ética global, em função de escândalos de corrupção nos últimos tempos, faz com que este instrumento ganhe cada vez mais força nos setores público e privado. Dessa maneira, promover a integridade e adotar controles para evitar a prática de atos de corrupção passou a ser não apenas um dever, mas também um valor.

Nos negócios, independentemente do porte e do ramo escolhido, o empreendedor vem sendo bastante avaliado pela postura que adota nas relações empresariais. Com a informação sendo disseminada praticamente em tempo real, para um público imensurável, principalmente por causa da popularidade das redes sociais, é preciso ter muito zelo com a imagem e a marca, e adotar um comportamento íntegro com fornecedores, instituições financeiras, poder público e, em especial, com os clientes.

Assim, estar em conformidade é uma medida essencial para aqueles que vão iniciar, inovar, fortalecer e crescer com os próprios negócios. Para obter sucesso, é indispensável que os empreendedores promovam um ambiente respeitoso para clientes e empregados, por meio da implementação de controles, regularidade fiscal e cumprimento da legislação aplicável ao seu empreendimento.

Uma excelente ferramenta para auxiliar os pequenos empresários a seguirem um programa de integridade é a cartilha “Integridade para Pequenos Negócios”, elaborada pelo Sebrae e a Controladoria Geral da União (CGU), que está disponível na internet. Mais que um dever a ser seguido pela sua empresa, ter integridade é um compromisso com a sociedade.

Luciano Vasconcellos – gerente executivo de Controle Interno e Compliance da AgeRio

Na AgeRio você encontra a solução para o seu negócio crescer!

Faça uma simulação

Pin It on Pinterest